quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Microsoft explica o funcionamento do sensor Fusion do Windows 8



A Microsoft explicou em detalhes o funcionamento do conjunto de sensores físicos que o seu novo sistema operacional, o Windows 8, controlará, especialmente nos tablets. A soma do sensor de luz, acelerômetro, magnetômetro e giroscópio (todos 3D) foi batizada de Fusion e terá diversas aplicações interessantes para os usuários.
sensorFusion 
Começando com o sensor de luz. A principal função desse sensor é monitorar a incidência de iluminação na tela e, a partir daí, configurar o brilho do display, favorecendo o uso do equipamento e até mesmo poupando bateria.

O sistema será capaz de identificar a luz do ambiente e definir a intensidade de brilho da tela. Tudo isso sem tirar o controle do usuário, que poderá configurar o brilho conforme seu gosto.
Outro sensor é o acelerômetro, bastante comum em praticamente todo dispositivo portátil. A função desse recurso é basicamente monitorar o movimento do aparelho. É esse sensor que comunica ao sistema a necessidade de rotacionar a tela do Windows.
Segundo a Microsoft, a grande aposta está em transformar todos esses sensores individuais em uma coisa só. Isso permitirá que o sistema operacional ofereça respostas mais fluídas às diversas alterações de comportamento e ambiente.

A ideia é que o Windows responda com a mesma velocidade e eficiência à várias mudanças de estado simultâneas. Ao mesmo tempo em que o usuário gira a tela e a luz sofre alteração no ambiente, o dispositivo responderá na mesma intensidade e velocidade.
Para tudo isso funcionar, a Microsoft criou um driver que coordena todos esses recursos numa única interface. A ST Microeletronics criou uma placa que agrega todos os recursos e pode facilitar a vida dos fabricantes de PCs.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More