quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como descobrir se seu hardware é compatível com o Ubuntu



Quando um usuário compra um computador, já faz isso com a certeza de que ele irá funcionar sem nenhum problema. Desde que o equipamento venha com o sistema operacional pré-instalado, tudo ocorre as mil maravilhas. A coisa muda de figura quando o computador é comprado sem sistema operacional ou o proprietário resolve instalar um sistema diferente do que veio. A partir daí, começa a maratona para encontrar informações sobre o hardware e programas para ele.
Para o usuário de sistemas Windows, a compatibilidade com os equipamentos disponíveis no mercado é bem maior por causa da alta adoção dos fabricantes de PCs. A base de informações sobre o suporte a hardware do Ubuntu, HardwareSupport, concentra seus dois principais projetos de suporte a hardware, o Ubuntu Certified, programa onde os fabricantes de hardware (OEM) submetem seus equipamentos para os engenheiros da Canonical fazerem testes de certificação e validação para serem homologados, e o Ubuntu Friendly, que é um programa de validação aberta de hardware para desktops, netbooks e laptops que permite validar sistemas conhecidos por funcionar bem com uma versão específica do Ubuntu.
Site de hardwares certificados da Canonical. (Foto: Reprodução)Site de hardwares certificados da Canonical. (Foto: Reprodução)
Para quem quer saber a compatibilidade do Ubuntu com o equipamento escolhido antes de instalar, basta seguir estes passos:
Passo 1. Acesse a página de certificação do Ubuntu;

Passo 2. Clique no nome da marca do equipamento;

Passo 3. Na página seguinte, procure o nome do equipamento que deseja verificar e clique nele. Note que a página informa quais versões do Ubuntu são compatíveis com o computador listado;

Passo 4. Clique em “View all components” para ver cada parte do computador e seus detalhes;

Passo 5. Na listagem dos componentes ainda é possível clicar no link da parte e ver quais computadores tem esse item.

Tudo isso é apenas a parte mais visível do suporte a hardware do Ubuntu. Além disso, existem diversos outros sites e comunidades focadas em ajudar os usuários na tarefa de fazer o Ubuntu funcionar 100% nos equipamentos atuais.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More