domingo, 29 de janeiro de 2012

Como saber se o seu vizinho está "roubando" sua Internet



Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros. Acontece que o sinal do roteador Wi-Fi tem um alcance longo. Ou seja, caso sua rede não seja bloqueada, ela pode ficar disponível a estranhos, o que significaria perda na qualidade da navegação para você. Por isso, esta matéria ensina como descobrir se seu vizinho "esperto" está aproveitando da sua Internet.
ladrao00Seu vizinho está roubando sua Internet? 
Felizmente, existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como também desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede. Um método simples é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.
Esse método, no entanto, não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do LED. Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. No Painel de Controle, pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:
ladrao01Painel de controle do roteador 
Estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.
Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.
Estou sendo roubado. O que fazer?
Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. É importante não usar senhas fáceis de identificar, como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.
Outra alternativa é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More