quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Além do antivírus, quais programas instalar para proteger o PC?



Você tem apenas um antivírus instalado no computador? Se você respondeu sim, acredite, isso não é suficiente para proteger o seu PC. O ideal, além de um bom antivírus, é que você tenha também um bom firewall e um bom antispyware, para começo de conversa. Para isso, existem excelentes programas gratuitos e pagos na rede.
O firewall é o programa que funciona como uma barreira entre a entrada do seu PC e a Internet. Como um porteiro, barra arquivos maliciosos ou não solicitados. É o primeiro filtro antes mesmo de se chegar ao antivírus. Já o antispyware é um software que bloqueia a exibição de anúncios, impede a coleta informações sobre você ou mesmo a alteração nas configurações de seu computador. Ele pode, por exemplo, parar a instalação de favoritos não solicitados, barras de ferramentas no navegador ou anúncios pop-ups.
E nem adianta colocar mais de um antivírus no mesmo PC. Em alguns casos, isso é inclusive prejudicial. Instalar dois programas do tipo pode causar conflito entre eles, fazendo com que se confundam em vez de proteger seu computador.
Sempre atualize seus aplicativos
Depois de instalar o antivírus, mantenha-o sempre atualizado e faça verificações em sua máquina semanalmente. A maioria dos programas permite que seja feita uma programação, tornando isso automático, para que você não precise lembrar-se disso o tempo todo. Um bom antivírus gratuito é o Avast, o AVG também é bom. Porém, se você pode investir, pague pelo Kaspersky que é um dos melhores já avaliados no mercado.
Interface do AVG Internet Security 2012 (Foto: Reprodução/Trama Comunicação)Interface do AVG Internet Security 2012 
Dicas de downloads
Quanto a firewall gratuito, o mais recomendado é o Comodo. Se preferir investir, uma boa escolha é o Zone Alarm. Para completar seu pacote de proteção, um antispyware gratuito de qualidade é o Ad-Aware.
Siga essas dicas e instale os programas que preferir. Com isso, você não estará 100% protegido, mas certamente dificultará muito o trabalho dos desenvolvedores maliciosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More