A Campus Party é o festival mais importante do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. Criado na Espanha em 1997, o evento foi concebido na intenção de criar a maior comunidade de informações geek do planeta e incentivar as pessoas a usar seus talentos e conhecimentos para criar um mundo melhor através da tecnologia.
Atualmente, edições anuais acontecem em São Paulo, Brasil, em Valência, Espanha, em Bogotá, Colômbia e na Cidade do México. Nos últimos 15 anos, mais de 155 mil campuseiros – como são chamados os participantes do evento – compareceram às 29 edições da Campus Party que aconteceram em sete países, entre toda a Europa e América Latina.
O evento
Durante os dez primeiros anos, a Campus Party ficou limitada a sua origem, na Espanha. A partir de 2008, o evento se tornou internacional. Entre 2008 e 2011, a Campus Party passou pelo México, Colômbia, Brasil, Equador, Iberoamérica e Europa. Em 2012 serão celebradas as primeiras edições em Lima, no Peru e no Vale do Silício, nos EUA.
O evento reune milhares de pessoas para colaborar, aprender e debater os principais assuntos sobre tudo que é relacionado à tecnologia. Entre as atividades desenvolvidas, estão palestras, debates, competições e oficinas que buscam analisar e conhecer as tendências do universo da inovação.
Com o objetivo de facilitar a participação das pessoas, a organização do festival é divida em quatro Zonas principais: Inovação, Criatividade, Ciência e Entretenimento Digital. Dentro de cada Zona, estão as Áreas de Conteúdos, onde ocorrem as atividades programadas.
A Zona Ciência conta com as Áreas de Astronomia e Espaço, Modding e Eletrônica, e Robótica. Na Zona Criatividade temos Social Media, Design, Foto e Vídeo, e Música. Já a Zona Inovação aborda as Áreas de Desenvolvimento, Segurança e Redes, e Software Livre. Na Zona Entretenimento Digital, encontramos as Áreas de Games e Simulação.
Os participantes do evento têm livre acesso entre estes os espaços. Em cada uma destas Áreas de Conteúdos encontra-se um assessor e uma equipe que fica responsável pela organização das atividades.
Num ambiente totalmente interativo e multidisciplinar, experiências profissionais e de vida são trocadas o tempo todo. Lá, os usuários interagem o dia inteiro para reproduzir o que realmente é o conceito de Internet: uma rede feita por pessoas reais.
A história
A Campus Party foi fundada pelos amigos Paco Ragageles, Pablo Antón e Belinda Galiano. Os três se reuniram e colaboraram com centenas de dedicados tecnólogos para criar um festival de ensino focado em novas tecnologias e no poder unificador da Internet.
A Campus Party foi resultado dessa visão coletiva, e se tornou um local onde os geeks encontram seu lugar, compartilham suas percepções e aprendem através de workshops e palestras.
Desde a primeira edição do evento, o trio de amigos queria que a Campus Party crescesse e se tornasse um fenômeno internacional. Seguindo esse propósito, o festival cruzou o Atlântico em 2008 para a sua primeira edição no Brasil e na Colômbia. Desde então, já lançou edições do evento em outros quatro países da América Latina.
No Brasil
A primeira vez que o evento aterrisou em terras tupiniquins aconteceu em 2008, e foi a primeira edição internacional do evento.
Campus Party 2008
Realizada entre 11 e 17 de fevereiro, reuniu cerca de 3,3 mil campuseiros no prédio da Bienal de São Paulo. A Campus Party de 2008 contou com uma conexão divulgada de 5 Gbps de velocidade.
Personalidades marcantes do evento
Jonh Maddog Hall: presidente e diretor executivo da Linux International, defensor do software livre no mundo.
Marcos Pontes: o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira foi o primeiro e único membro brasileiro do famoso programa de treinamento de astronautas da NASA.
Steven Johnson: um escritor norte-americano na área de divulgações científicas. Desde 2006 dirige a comunidade Outside-in.
Heather Camp: Community Manager do Flickr, realizou uma palestra a respeito do indexador de fotos.
Campus Party 2009
O local que abrigou o evento em 2009 foi o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O festival aconteceu entre os dias 19 e 25 de janeiro, contou com mais de seis mil participantes e uma conexão divulgada de 10 Gbps.
A Campus Party 2009 teve a honra de ser inaugurada com Tim Berners-Lee, um dos pais da Internet e criador da World Wide Web.
Nesta edição, personalidades como Demi Getschko, uma das figuras mais importantes na definição da árvore do DNS brasileiro, e Gilberto Gil, defensor do software livre, fizeram parte do evento. Lobão, outra personalidade da música, também compareceu e participou do debate “A Inclusão Digital e a Mobilização Social”.
Campus Party 2010
No mesmo local e com a mesma velocidade de conexão de 2009, cerca de 6,6 mil campuseiros se reuniram na Campus Party que aconteceu entre 25 e 31 de janeiro de 2009.
O evento recebeu o hacker Kevin Mitnick, com sua palestra “The art of deception: você pode ser invadido?” sobre a ameaça da engenharia social, um tipo de ataque altamente efetivo que fortalece a participação do elemento humano na segurança corporativa.
Outro destaque da edição foi a presença de Scott Goodstein, responsável pelo marketing 2.0 da campanha para presidência de Obama ao governo dos EUA, que falou sobre o efeito das redes sociais nas estratégias de comunicação, e a tendência de utilizar os dispositivos móveis nestas mesmas estratégias.
Campus Party 2011
A edição do ano passado aconteceu entre os dias 17 e 23 de janeiro, novamente no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, com aproximadamente 6,8 mil campuseiros. A busca pelo evento foi tão grande que no dia 8 de novembro de 2010 os ingressos já estavam esgotados.
A quarta edição brasileira do evento foi criticada pela falta de estrutura, com uma grande quantidade de filas e também pela falta de Internet e energia elétrica ocasionada pelas chuvas. Mesmo com os reveses, a Campus Party 2011 conseguiu levar grandes personalidades ao festival.
Um dos destaques da edição foi a presença de Al Gore. O ex-vice presidente norte-americano e vencedor do Nobel da Paz, também é presidente da Generation Investment Management, uma organização que trata sobre o investimento sustentável e é co-fundador e diretor da Current.TV, que exibe programas gerados por telespectadores e internautas.
Outra presença ilustre foi a de Ben Hammersley, editor especial da revista Wired, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple.
A edição de 2011 também teve três competições de Inovação e Empreendedorismo: Campuseiros Inventam, vencido pelo MobiClub; Campuseiros Empreendem Geral, vencido pelo Sieve; e Campuseiros Empreendem Mobile, com o vencedor LiveSync.
A edição 2012
Por conta dos problemas da edição passada, a quinta edição da Campus Party teve algumas mudanças. O festival agora tem acampamento em novo endereço, no Anhembi Parque, e são esperadas 7 mil pessoas no evento, que já está com seus ingressos esgotados.
A Campus Party 2012 vai acontecer entre os dias 6 e 12 de fevereiro, e promete agitar a mente dos participantes com as oficinas, palestras e debates que vão trazer as mais variadas perspectivas sobre conteúdos de robótica, mídias sociais, softwares livres, empreendedorismo, games, e muito mais.
Logo do Campus Party Brasil
Cronologia da Campus Party
Fundadores da Campus Party (Divulgação)
Jon “Maddog” Hall
Os 'campuseiros' da Campus Party se "mudam" por uma semana, hospedados no pavilhão do Centro de Exposição Imigrantes
"Al Gore defendeu o uso da internet para fomentar a democracia"
Organização libera mapa da Campus Party 2012


0 comentários:
Postar um comentário