terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Saiba o que é a Campus Party



Campus Party é o festival mais importante do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. Criado na Espanha em 1997, o evento foi concebido na intenção de criar a maior comunidade de informações geek do planeta e incentivar as pessoas a usar seus talentos e conhecimentos para criar um mundo melhor através da tecnologia.
Logo do Campus Party Brasil (Foto: Divulgação)Logo do Campus Party Brasil 
Atualmente, edições anuais acontecem em São Paulo, Brasil, em Valência, Espanha, em Bogotá, Colômbia e na Cidade do México. Nos últimos 15 anos, mais de 155 mil campuseiros – como são chamados os participantes do evento – compareceram às 29 edições da Campus Party que aconteceram em sete países, entre toda a Europa e América Latina.

O evento
Durante os dez primeiros anos, a Campus Party ficou limitada a sua origem, na Espanha. A partir de 2008, o evento se tornou internacional. Entre 2008 e 2011, a Campus Party passou pelo México, Colômbia, Brasil, Equador, Iberoamérica e Europa. Em 2012 serão celebradas as primeiras edições em Lima, no Peru e no Vale do Silício, nos EUA.
O evento reune milhares de pessoas para colaborar, aprender e debater os principais assuntos sobre tudo que é relacionado à tecnologia. Entre as atividades desenvolvidas, estão palestras, debates, competições e oficinas que buscam analisar e conhecer as tendências do universo da inovação.
cronology-campus-party (Foto: cronology-campus-party)Cronologia da Campus Party 
Com o objetivo de facilitar a participação das pessoas, a organização do festival é divida em quatro Zonas principais: Inovação, Criatividade, Ciência e Entretenimento Digital. Dentro de cada Zona, estão as Áreas de Conteúdos, onde ocorrem as atividades programadas.
A Zona Ciência conta com as Áreas de Astronomia e Espaço, Modding e Eletrônica, e Robótica. Na Zona Criatividade temos Social Media, Design, Foto e Vídeo, e Música. Já a Zona Inovação aborda as Áreas de Desenvolvimento, Segurança e Redes, e Software Livre. Na Zona Entretenimento Digital, encontramos as Áreas de Games e Simulação.
Os participantes do evento têm livre acesso entre estes os espaços. Em cada uma destas Áreas de Conteúdos encontra-se um assessor e uma equipe que fica responsável pela organização das atividades.
Num ambiente totalmente interativo e multidisciplinar, experiências profissionais e de vida são trocadas o tempo todo.  Lá, os usuários interagem o dia inteiro para reproduzir o que realmente é o conceito de Internet: uma rede feita por pessoas reais.
A história
A Campus Party foi fundada pelos amigos Paco Ragageles, Pablo Antón e Belinda Galiano. Os três se reuniram e colaboraram com centenas de dedicados tecnólogos para criar um festival de ensino focado em novas tecnologias e no poder unificador da Internet.
fundadoresOK1-300x145Fundadores da Campus Party (Divulgação)
A Campus Party foi resultado dessa visão coletiva, e se tornou um local onde os geeks encontram seu lugar, compartilham suas percepções e aprendem através de workshops e palestras.
Desde a primeira edição do evento, o trio de amigos queria que a Campus Party crescesse e se tornasse  um fenômeno internacional. Seguindo esse propósito, o festival cruzou o Atlântico em 2008 para a sua primeira edição no Brasil e na Colômbia. Desde então, já lançou edições do evento em outros quatro países da América Latina.
No Brasil
A primeira vez que o evento aterrisou em terras tupiniquins aconteceu em 2008, e foi a primeira edição internacional do evento.
Campus Party 2008
Realizada entre 11 e 17 de fevereiro, reuniu cerca de 3,3 mil campuseiros no prédio da Bienal de São Paulo. A Campus Party de 2008 contou com uma conexão divulgada de 5 Gbps de velocidade.
Personalidades marcantes do evento
Jonh Maddog Hall: presidente e diretor executivo da Linux International, defensor do software livre no mundo.
Jon “Maddog” Hall (Foto: Allan Melo (TechTudo))Jon “Maddog” Hall 
Marcos Pontes: o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira foi o primeiro e único membro brasileiro do famoso programa de treinamento de astronautas da NASA.
Steven Johnson: um escritor norte-americano na área de divulgações científicas. Desde 2006 dirige a comunidade Outside-in.
Heather Camp: Community Manager do Flickr, realizou uma palestra a respeito do indexador de fotos.
Campus Party 2009
O local que abrigou o evento em 2009 foi o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O festival aconteceu entre os dias 19 e 25 de janeiro, contou com mais de seis mil participantes e uma conexão divulgada de 10 Gbps.
A Campus Party 2009 teve a honra de ser inaugurada com Tim Berners-Lee, um dos pais da Internet e criador da World Wide Web.
Nesta edição, personalidades como Demi Getschko, uma das figuras mais importantes na definição da árvore do DNS brasileiro, e Gilberto Gil, defensor do software livre, fizeram parte do evento. Lobão, outra personalidade da música, também compareceu e participou do debate “A Inclusão Digital e a Mobilização Social”.
Campus Party 2010
No mesmo local e com a mesma velocidade de conexão de 2009, cerca de 6,6 mil campuseiros se reuniram na Campus Party que aconteceu entre 25 e 31 de janeiro de 2009.
O evento recebeu o hacker Kevin Mitnick, com sua palestra “The art of deception: você pode ser invadido?” sobre a ameaça da engenharia social, um tipo de ataque altamente efetivo que fortalece a participação do elemento humano na segurança corporativa.
Outro destaque da edição foi a presença de Scott Goodstein, responsável pelo marketing 2.0 da campanha para presidência de Obama ao governo dos EUA, que falou sobre o efeito das redes sociais nas estratégias de comunicação, e a tendência de utilizar os dispositivos móveis nestas mesmas estratégias.
Os 'campuseiros' da Campus Party  se "mudam" por uma semana, hospedados no pavilhão do Centro de Exposição Imigrantes (Foto: Mariana Musa)Os 'campuseiros' da Campus Party se "mudam" por uma semana, hospedados no pavilhão do Centro de Exposição Imigrantes 
Campus Party 2011
A edição do ano passado aconteceu entre os dias 17 e 23 de janeiro, novamente no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, com aproximadamente 6,8 mil campuseiros. A busca pelo evento foi tão grande que no dia 8 de novembro de 2010 os ingressos já estavam esgotados.
A quarta edição brasileira do evento foi criticada pela falta de estrutura, com uma grande quantidade de filas e também pela falta de Internet e energia elétrica ocasionada pelas chuvas. Mesmo com os reveses, a Campus Party 2011 conseguiu levar grandes personalidades ao festival.
Um dos destaques da edição foi a presença de Al Gore. O ex-vice presidente norte-americano e vencedor do Nobel da Paz, também é presidente da Generation Investment Management, uma organização que trata sobre o investimento sustentável e é co-fundador e diretor da Current.TV, que exibe programas gerados por telespectadores e internautas.
"Al Gore defendeu o uso da internet para fomentar a democracia" (Foto: Pedro Cardoso)"Al Gore defendeu o uso da internet para fomentar a democracia" 
Outra presença ilustre foi a de Ben Hammersley, editor especial da revista Wired, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple.
A edição de 2011 também teve três competições de Inovação e Empreendedorismo: Campuseiros Inventam, vencido pelo MobiClub; Campuseiros Empreendem Geral, vencido pelo Sieve; e Campuseiros Empreendem Mobile, com o vencedor LiveSync.
A edição 2012
Por conta dos problemas da edição passada, a quinta edição da Campus Party teve algumas mudanças. O festival agora tem acampamento em novo endereço, no Anhembi Parque, e são esperadas 7 mil pessoas no evento, que já está com seus ingressos esgotados.
Organização libera mapa da Campus Party 2012 (Foto: Divulgação)Organização libera mapa da Campus Party 2012
A Campus Party 2012 vai acontecer entre os dias 6 e 12 de fevereiro, e promete agitar a mente dos participantes com as oficinas, palestras e debates que vão trazer as mais variadas perspectivas sobre conteúdos de robótica, mídias sociais, softwares livres, empreendedorismo, games, e muito mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More