quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como integrar o Windows ao ambiente gráfico do Ubuntu


Eventualmente temos a necessidade de executar uma aplicação Windows no Linux. Porém, esse programa não funciona emulando pelo Wine (um consagrado software que engana as aplicações, fazendo-as pensar que estão sendo executadas no Windows). Numa situação como essa, emular não é o bastante: é preciso virtualizar, executar todo o sistema operacional dentro de outro, preferencialmente de um modo que o usuário nem perceba que está em outro ambiente.
Seamless (Foto: Reprodução)Isso tudo é possível com o Virtuabox (O virtualizador de código aberto da Oracle), usando o chamado modo Seamless. Nesse modo de execução o ambiente virtualizado mistura-se com o do ambiente virtualizador, ou seja, não é executado como uma janela a parte, e sim integrado.
Para disponibilizar o modo Seamless e ativá-lo no Virtualbox, siga os passos desta dica.
Passo 1. No Virtualbox, inicialize a máquina virtual do Windows.
Passo 2. Com a máquina já inicializada, clique em “Dispositivos”, depois em “Instalar Adicionais para Convidado”, na barra de menu da janela da máquina virtual.
Passo 3. Aparecerá uma janela de auto-execução (autorun) dentro do Windows na máquina virtual. Escolha a opção “Executar VBoxWindowsAdditions.exe” e prossiga com a instalação.
Passo 4. Caso o Windows faça a pergunta “Deseja permitir que o programa a seguir faça alterações neste computador?”, confirme.
Passo 5. Clique em “Next”, na primeira e segunda tela e, na última, em “Install”.
Passo 6. Caso o instalador faça a seguinte pergunta: “Deseja instalar este software de dispositivo?”, marque a opção “Sempre confiar em software da Oracle Corporation” e
clique "Instalar".
Passo 7. Na ultima tela, marque a opção “Reboot Now” e finalize a instalação.
Passo 8. Quando iniciar o Windows da máquina virtual e já estiver com a área de trabalho visível, basta teclar “Ctrl + L” e o Windows entrará no modo Seamless, totalmente misturado ao ambiente Linux.
Pronto! Caso queira sair do modo Seamless, pressione “Ctrl + L” novamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More