Membros do grupo hacker Anonymous anunciaram hoje (10) sua iniciativa de ataque à rede social Facebook. Agendada para o dia 5 de novembro, a ofensiva é motivada, conforme alegam seus integrantes, pela “ausência de escolha em relação à privacidade” vigente na rede de Mark Zuckerberg, e contra a suposta política de venda de informações sigilosas disponíveis no Facebook a governos mundiais. A mobilização teve sua autoria inicial e parcial confirmada nesta madrugada pela conta oficial do grupo no Twitter, na qual membros frisaram a não adesão completa do corpo hacking do Anonymous.
Quem são?
O Anonymous é um grupo de hacking que fez fama este ano por estar envolvido em diversas invasões a sites governamentais, de empresas de cartões de crédito à rede PSN (Playstation Network) da Sony. Além de chegarem ao cerne desses sítios, muitas vezes dados e informações sigilosas foram divulgadas on line, o que acarretou uma série de problemas às instituições vitimadas e, claro, moveu diversos holofotes na direção do chamado “hacktivism” praticado pelo Anonymous.
5 de novembro e motivações extras
O grupo, cujos membros fazem aparições públicas usando a típica máscara do personagem anarquista dos quadrinhos e filme V de Vingança, Guy Fawkes, escolheu o dia 5 de novembro por ser a data do grande ataque visto nessa série. Uma motivação extra, contudo, seria a criação de uma rede social feita pelo Anonymous, chamada AnonPlus, onde a privacidade de seus membros seria total e retaliações não teriam lugar, bastante diferente do que advogam haver hoje no Facebook. Essa rede aparentemente ganhou força quando a conta do grupo no Google+, denominada Your Anon News foi apagada sem maiores satisfações.
O Facebook ainda não emitiu nenhum comunicado a respeito da ameaça, e já há uma mensagem oficial do Anonymous publicada em seu canal do YouTube:
1 comentários:
Já pode atacar o Google também então, acha que é só o face que tem contato com governo? ahuahuaha o anonymous está perdendo é a credibilidade já ..
Postar um comentário